Páginas

"Não julgueis"

Estou começando a entender os motivos pelos quais eu julguei algumas pessoas por um tempo.

O pecado nos ronda todos os dias. A luta contra nossas vontades humanas acontece a todo momento. Enquanto eu escrevo este texto, há uma batalha espiritual ocorrendo ao meu redor. Anjos duelam contra demônios, tentando proteger minha alma do maligno. E recai sobre mim um entendimento diferente sobre essa cruel batalha dos sentidos.
Muitas vezes, vi pessoas próximas a mim cair em algum tipo de tentação. Vi inclusive pessoas que chegaram a sair totalmente da graça do Senhor por minutos de prazer. E eu nunca de fato entendi o porque isso ocorria, afinal, nunca me imaginei longe de Deus.
Agora eu estou começando a compreender o que se passa com cada um deles.
Quando estamos trilhando os caminhos do Senhor de uma forma correta, todas as pessoas nos admiram. A vaidade vai crescendo e nós desejamos fazer mais porque nós queremos impressionar (e não decepcionar) quem nós amamos. Não queremos entristecer a Deus também, mas aos poucos, vamos ficando cegos pela ambição. Quando temos a oportunidade de viver em ambientes fora do âmbito religioso, sentimos prazer em mostrar que somos apóstolos de Cristo, pois há muito mais glória em ser um religioso do que participar das armadilhas no mundo.
O problema começa quando sua armadura de cristão perfeito começa a ruir. Muitas vezes, nossos grupos religiosos entram em colapso. E esses colapsos nos obrigam a revelar nosso verdadeiro eu interior. As pessoas começam a se deparar com nossas falhas. Tropeçamos no nosso orgulho e erramos. A vaidade começa a cair. E de repente, já não somos mais aquele exemplo maravilhoso de antes, mas sim apenas pessoas comuns que também erram.
A questão é que se uma pessoa nos ama de verdade, ela não vai olhar apenas para os nossos erros, mas sim vai suportar nossas falhas por conta de nossas qualidades. Mas quando percebemos que não somos tão perfeitos quanto imaginávamos, começam a vir os questionamentos. Vamos ficando decepcionados com nós mesmos, pois só aborrecemos as pessoas que mais amamos e isso nos causa mal também. Começamos a reparar nas realidades fora da Igreja e isso nos incomoda.
É claro que há vários tipos de tentação. Mas quando se está inserido no meio religioso, as tentações são formas de fortificação. Já quando se está com sua fé enfraquecida, as tentações vem como curiosidade. Pensamos em como decepcionamos as pessoas de dentro da Igreja e já não temos mais certeza de que aquilo é para nós mesmo. Vem a ideia tentadora de abandonar os compromissos e simplesmente viver.
E a vontade de provar daquilo que o mundo tem para oferecer vai crescendo. Começam a surgir oportunidades de degustar desses pequenos momentos de prazer. Até que chega o momento que a mesma pessoa que repudiava o pecado de todas as maneiras, acaba tendo desejo de pecar, por acreditar que é algo que nos faz sentir bem.
A nossa alma está em uma briga constante com o nosso humano. Naturalmente, o Espírito quer permanecer em Deus, mas a carne quer saciar sua própria sede do mundo. Mas para não ceder a tentação, é necessário força. Força para lutar contra si mesmo se preciso for. Devemos manter o nosso olhar em Deus também, para que não esquecermos a razão de estarmos aqui nesse mundo. Estamos aqui para salvar almas e não para nos preencher de coisas vazias. Por fim, precisamos ter fé de que mesmo se as montanhas se abalarem em nossa volta, Deus não vai nos deixar sozinhos. Mesmo quando caímos, Deus não deixa de nos amar.
E para concluir este texto, gostaria de deixar sete dicas baseadas nessa reflexão que acabamos de fazer:
1) Como diz o título desta reflexão e na passagem de Mateus 7, "Não julgueis, e não sereis julgados.". Ou seja, se não deseja ser julgado pelas pessoas amanhã, então não julgue ninguém hoje. É simples. Se um irmão caiu no pecado, porque ao invés de atirar a primeira pedra, você não usa da misericórdia e o ama como o Senhor faria?
2) Não imponha a radicalidade. Ser radical deve ser uma escolha individual e cada um tem um tempo certo para decidir o que fazer em relação a isso. Ao invés de impor, ensine e exorte no amor, até que a pessoa entenda e decida tomar as lições para a vida dela. Tenha paciência e não deixe que os erros se tornem um motivo para desentendimentos.
3) Não confunda radicalidade com julgamento. Nem todas as pessoas que aderem a uma vida de radicalidade automaticamente decidem impor seu estilo de vida a todos. Se o exemplo de alguém esta te incomodando tanto, talvez seja a hora de você olhar para dentro de si e ver se não precisa mudar de alguma maneira.
4) Não deixe que a vaidade tome conta do seu ser. Lembre-se sempre que não devemos nos achar melhores do que os outros e que todos cometem erros.
5) Mesmo nas dificuldades, não abandone a Deus. Por mais que seus relacionamentos pessoais estejam difíceis, permaneça no seu grupo, movimento ou pastoral por amor a Deus. Como sempre me disseram, quem deixa a Igreja por conta das pessoas, nunca esteve lá por conta de Jesus. Pense nisso e seja forte. Confie.
6) Acima de tudo, ame. Ame independente do mal que alguém te causou. Quando você aprender a amar as pessoas, vai perceber o quanto tudo acaba sendo mais fácil.
7) Por fim, lembre-se que para se perdoar, muitas vezes é necessário o perdão. Ou seja, perdoe e peça perdão para as pessoas. 70 vezes 7 se for necessário. E este é convite que eu deixo para você hoje: faça um exame de consciência e pense nas pessoas que te magoaram ou que te aborreceram por algum motivo. Pense também nas vezes em que você foi quem causou algum mal para essas pessoas. E simplesmente perdoe e peça perdão. Não durma hoje sem antes fazer isso.
Que Deus te abençoe em abundancia e que Maria sempre te guarde!
Sejam sábios! Sejam santos!

2 comentários:

  1. Menina, como você é maravilhosa hein?! Hahahaah
    Me peguei pensando nessas situações essa semana, e olha, tudo o que estava com um ponto de interrogação na minha cabeça, acabou de ser respondido, e percebo quanta coisa ainda da mudar e melhorar.
    Só queria obrigado mesmo hahaha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Lari, você é demais! Alegrou meu dia ler esse comentário! Pode contar comigo pro que precisar <33

      Excluir

 
© Todos os direitos reservados | DESIGN POR NATHALIA DUTRA voltar ao topo